sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Blog, o que é?

Blogue é uma página web onde o autor ou autores disponibilizam informações para um determinado grupo/alvo, através de publicações de links, textos, opiniões próprias ou até mesmo imagens, que podem ser consultados, comentados pelo público-alvo e/ou partilhados. “Um weblog é uma página na Web que se pressupõe ser actualizada com grande frequência através da colocação de mensagens – que se designam “posts”.” (Gomes, 2005, p.1).  

Quais as suas utilizações educativas?

As utilizações educativos que um blog pode ter para um professor são inúmeras. Num contexto educativo, a criação de um blog pode surgir através de uma ideia de um, ou vários alunos, do professor, do grupo professor/alunos ou até mesmo da direção escolar, sendo várias as áreas que podem abranger, na medida em que pode resumir-se apenas a um tema ou à junção de vários. Normalmente, serve para que os professores possam disponibilizar alguma informação importante, ou não, que possa interessar aos seus alunos e para que estes percebam melhor e exponham as suas dúvidas retirando daí um melhor aproveitamento escolar mesmo fora desse ambiente. “Cada vez um maior número de alunos e professores de todos os níveis de ensino, descobrem na criação de blogues uma outra forma de aprender, de ensinar, de partilhar, de publicar, de comunicar.” (Gomes & Lopes, 2007, p.117 - 118)



Referências Bibliográficas

Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In Atas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05 (pp. 311-315). Leiria,: Escola Superior de educação de Leiria. Obtido em 20 de Setembro de 2013, de http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf
Gomes, M. J., & Lopes, A. M. (2007). Blogues escolares: Quando, Como e Porquê? In M. J. Gomes, & A. M. Lopes, Centro de Competência CRIE da ESE de Setúbal (pp. 117-133). Setúbal: Centro de Competência CRIE da ESE de Setúbal.


1 comentário:

  1. Caras alunas,
    as citações devem incluir o número da página do documento original de onde foram extraídas.
    Nas utilizações educativas, faltou referir os usos em que os alunos têm um papel interventivo na publicação ou construção da informação publicada.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar